Seminário na Câmara dos Deputados debate importância dos Conselhos Profissionais no país

CRP-MG se fez presente em mesa para dialogar sobre propostas para a administração pública.

A Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais, coordenada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), realizou, na manhã desta quinta-feira (28), em Brasília, o Seminário “O Compromisso dos Conselhos e Ordens Profissionais com a Sociedade Brasileira”. O evento ocorreu na Câmara dos Deputados e foi transmitido pela internet.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Reinaldo da Silva Junior, participou da mesa: “Os desafios dos Conselhos e Ordens Profissionais e suas propostas para a administração pública”, que teve coordenação da deputada federal Alice Portugal e contou com as presenças da coordenadora do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde e Conselho Federal de Farmácia, Zilamar Costa; do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Cláudio Augusto Boschi; da diretora do Conselho Federal de Nutricionistas, Manuela Dolinsky e do Vice-Presidente da Associação Nacional dos Advogados e Procuradores dos Conselhos de Fiscalização (Anaproconf), André Medeiros Macedo.

Participaram da organização do Seminário, junto ao CRP-MG, o Conselho Federal de Química (CFQ); Conselho Federal de Educação Física (CONFEF); Conselho Federal de Nutricionistas (CFN); Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS); Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais (CRN-9); Associação Nacional dos Advogados e Procuradores dos Conselhos de Fiscalização (Anaproconf); Ética Inteligência Política.

Sobre a Frente em Minas Gerais – Em Minas Gerais a Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos Profissionais nasceu da articulação do Movimento Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG). Este vem, desde 2019, promovendo ações, eventos em conjunto, estratégias em prol do desenvolvimento, aprimoramento dos conselhos com foco no melhor atendimento profissional à sociedade.

O Movimento Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG) é integrado pela Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais e 22 conselhos profissionais, entre eles o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). Foi criado para a defesa da população por meio da manutenção, fortalecimento e ação conjunta entre os conselhos de Minas Gerais.

Sua mobilização contra a PEC 108 se alicerçava na constatação que transformação da natureza jurídica dos Conselhos de Fiscalização Profissional, fazendo com que deixassem de ser públicos para se tornarem privados, inviabilizaria suas principais atividades: a fiscalização do exercício profissional e a apuração de condutas antiéticas. A proposta também abriria caminhos para a precarização da atuação profissional e colocaria em risco o atendimento à sociedade, estimulando a atuação descompromissada e vulnerável dos profissionais.

O COP-MG é um espaço de diálogo integrado, do fortalecimento institucional e da articulação política das entidades de categorias profissionais que o compõem. Caminha tendo como uma das principais ações a de combater as propostas parlamentares que descaracterizam e fragilizam o trabalho dos conselhos e ordens profissionais e a de desregulamentação das profissões no país, como foi o caso da PEC 108/2019, que colocava em risco o atendimento responsável, qualificado, comprometido e ético das profissões à sociedade, resultado em sérios riscos, no tocante à vida, à saúde, à segurança e à ordem social.

As entidades que integram a COP-MG são:

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU-MG
Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA-MG
Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região – Minas Gerais / Espírito Santo-CRB6
Conselho Regional de Biologia da 4ª Região/Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Distrito Federal-CRBio-04
Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região/ Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal- CRM-3
Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRC-MG
Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais- CRECI-MG
Conselho Regional de Economia de Minas Gerais- CORECON-MG
Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região – Minas Gerais
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais- CREA-MG
Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF-MG
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 4ª Região-CREFITO 4 –MG;
Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região – Minas Gerais e Espirito Santo – CREFONO6-MG;
Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais – CRM-MG;
Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – CRN9-MG;
Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais;
Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais- CRP-MG;
Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas-3ª Região – Minas e Espirito Santo/CONREP-3;
Conselho Regional de Representantes Comerciais de Minas Gerais – CORE-MG;
Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais – CRESS-MG;
Conselho Regional dos Técnicos industriais de Minas Gerais-CRT MG;
Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 3a. Região – Minas Gerais/ CRTR 3 – MG;
Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais.



– CRP PELO INTERIOR –