Seminário promove encontro de saberes sobre atuação da Psicologia na proteção de crianças e adolescentes

Durante os dois dias de evento, contribuições foram guiadas pela proteção integral do público infanto-juvenil

Nos dias 8 e 9 de julho, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou o III Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Contribuições para a proteção integral de crianças e adolescentes. O evento faz parte das comemorações de 15 anos do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) e teve quatro mesas, incluindo a de abertura, e uma conferência.

Confira a íntegra dos diálogos, na playlist:

“Escolhemos esse tema por entender que encontramos ainda muitos desafios no enfrentamento à violência desse público, sobretudo da violência sexual. Não podemos deixar de lembrar que estamos vivendo a pandemia do coronavírus, trazendo imenso impacto para quem se encontra na esfera de ausência de políticas públicas”, afirmou o conselheiro referência do Crepop em Minas Gerais, Luiz Felipe Cardoso, durante a mesa de abertura.

Além da mesa de abertura, o primeiro dia de seminário teve a conferência “A Psicologia e a violência sexual contra crianças e adolescentes: cidadania, subjetividade e Justiça” que trouxe a realidade e abordou formas de intervenção. “Os desafios da política de Assistência Social na prevenção e no combate à violência contra crianças e adolescentes” foi o tema da mesa seguinte, que, de forma crítica, traçou a situação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no enfrentamento à violência infanto-juvenil.

O segundo dia teve duas mesas. A primeira abordou o tema “Atravessamentos da violência contra crianças e adolescentes no contexto educativo: a Lei 13.935 e a garantia da presença da(o) psicóloga(o) na escola” e ressaltou a importância da lei, como uma conquista para a categoria e para a educação, pois insere profissionais de Psicologia e Serviço Social nas redes de ensino. A última mesa foi “A rede de atendimento à saúde integral de crianças e adolescentes na proteção contra a violência” e levou ao público uma reflexão sobre desafios e possibilidades da rede de saúde em casos de violência contra crianças e adolescentes.

“O importante de comemorar os 15 anos do Crepop é celebrar a forma que a Psicologia adentra nas políticas públicas. Nós temos o Crepop em todo o território nacional e essa estratégia tem sido fundamental para promover o diálogo e a qualificação da atuação profissional de psicólogas(os) nos serviços públicos”, afirma a conselheira presidenta do CRP-MG, Lourdes Machado. Ela também aponta que é dever da categoria a proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes, uma vez que esse é o norte da construção de todo o ordenamento jurídico voltado a essa população.

Para Luiz Felipe, o seminário foi um encontro potente. “Saímos daqui com mais questionamentos do que respostas sobre a nossa atuação. Muitos desses questionamentos são horizontes para a construção de uma atuação crítica e reflexiva, no que tange à promoção do Sistema de Garantia de Direitos às Crianças e Adolescentes”, completa.

Para saber mais sobre a atuação do Crepop e conhecer as referências produzidas em Minas Gerais, acesse: https://crp04.org.br/crepop/ . No caso dos conteúdos nacionais, é possível acessá-los por http://crepop.pol.org.br/.

 



– CRP PELO INTERIOR –