Seminário promoveu diálogos sobre formação em Psicologia

Registro dos dias de encontro pode ser acessado no canal do Conselho no Youtube

Qualidade da formação em Psicologia, Diretrizes Curriculares Nacionais, estágios e práticas foram os principais assuntos abordados nos dias 7 e 8 de maio, durante o Seminário Virtual de Formação promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional. A iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo de Minas Gerais (Abep – Minas).

O público inscrito no Seminário apresentou a seguinte composição: 66% estudantes, 30% psicólogas(os) e 4% profissionais de outras áreas. Pessoas de outros estados representaram 20% de inscritas(os). Participantes da região central de Minas Gerais formaram a maior fatia de público: 26%.

Os dois dias de Seminário foram gravados e estão disponíveis no canal do CRP-MG no Youtube.

Participação estudantil – O Seminário abriu espaço, no dia 8 de maio, para uma roda de conversa coordenada por estudantes de dez instituições de ensino de Minas Gerais. “Foi a primeira vez que um evento do Conselho com a Abep contou com uma mesa integralmente composta por representações estudantis. Nós escolhemos a metodologia e ela incitou o contato entre as pessoas presentes”, contextualiza o estudante de Psicologia, Pedro de Paula.
A metodologia utilizada pelas(os) estudantes permitiu a formação de nuvens de palavras à medida que o público respondia a perguntas propostas pelo grupo. Dessa forma, foi possível associar as percepções mais frequentes diante de cada questão apresentada.

“Em um momento como esse, em que a educação se encontra em estado crítico no nosso país, esse espaço não foi apenas de representatividade e autonomia, foi também de acolhimento. Nós somos muito gratas e gratos à Abep e ao Conselho”, afirma Pedro de Paula.

Eleições Abep – No dia 7 de maio, foi eleita a chapa que irá coordenar o núcleo mineiro da Abep, de 2021 a 2023. Foram eleitas(os):

Coordenação: Márcio Rocha Damasceno
Vice-coordenação: Onair Zorzal Correia Júnior
Secretária: Andréia Barbosa de Faria
Suplente de Secretária: Rafaella Cristina Campos

De acordo com Márcio Damasceno, as prioridades para a gestão da Associação abrangem aspectos que passam pela resistência a políticas de sucateamento da educação, importância do ensino presencial e de qualidade, respeito às Diretrizes Curriculares Nacionais, entre outros. “Nossa proposta é fazer uma gestão bastante participativa entre docentes e discentes dos cursos de Psicologia em Minas Gerais, de forma a trazer um protagonismo do Ensino da Psicologia para as questões pertinentes à Formação Profissional”, afirma.

A conselheira do CRP-MG, e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional, Evely Najjar Capdeville, produziu um artigo sobre o evento. Confira:

Seminário Virtual de Formação “Aprendizagens, desafios e experiências de Formação em Psicologia, em Minas Gerais, no contexto da pandemia”

O Seminário Virtual da Formação, ocorrido nos dias 07 e 08 de maio, é fruto do compromisso da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional do CRP-MG, juntamente com a ABEP-Minas, com a formação em Psicologia, cujas questões estão intimamente ligadas ao projeto de profissão que almejamos e cujos alicerces se embasam na ciência, na ética e na técnica psicológica.

Falar de formação é refletir não apenas sobre o projeto de profissão almejado, mas também, nos posicionarmos enquanto categoria que assume seu futuro e o compromisso social da Psicologia com a realidade brasileira.

São muitas as instâncias responsáveis pela formação no país. Compete ao Ministério da Educação estabelecer as políticas de educação no Brasil, legislar, regulamentar, avaliar o ensino e as Instituições. Às Instituições de Ensino Superior cabe ofertar cursos de graduação, pós-graduação, extensão, bem como realizar pesquisas, de acordo com as diretrizes e regulamentações estabelecidas pelo MEC e pelas Entidades específicas das áreas de formação. No caso da formação em Psicologia, o Sistema Conselhos e as Entidades da Psicologia, em parceria, acompanham, contribuem, orientam e estabelecem recomendações que visam à qualificação ética, técnica e científica da formação com vistas ao exercício competente e responsável da profissão, de modo a promover a Psicologia perante a sociedade.

Sabemos que, após um ano de pandemia, diante do contexto emergencial de ensino e aprendizagem remotos, foram necessários ajustes os mais diversos nas aulas, nas práticas e atividades da formação em Psicologia. Foi necessário reconhecer as formas possíveis de conduzir a formação, reinventando o trabalho docente, as interações e adaptando os currículos. Vimos muitas boas práticas e iniciativas, mas também situações adversas, desafiadoras e que nos convocam para a reflexão, o debate e o posicionamento crítico.

Nesse sentido, o Seminário ofertou a oportunidade de dialogar, compartilhar aprendizados, experiências, refletir, reconhecer novos desafios que se apresentam nesse novo contexto tão paradoxal que estamos vivendo, acolhendo todo o bem e todo o mal que essas novas situações implicam.

A programação buscou contemplar três dimensões e temas principais: estágios e práticas na pandemia; a atual conjuntura e desafios para a formação em Psicologia: o que esperar das novas diretrizes curriculares nacionais da Psicologia; e, abrindo espaço aos futuros profissionais em formação, foi conduzida por representatividades estudantis de Instituições de Ensino públicas e privadas de todas as regiões do estado de Minas Gerais, uma roda de conversa inédita que ouviu as (os) participantes sobre questões da formação em Psicologia.

Os dois dias de Seminários trouxeram muitas contribuições e aprendizados, evidenciaram também muitos desafios, alguns dos quais já estavam postos e foram aprofundados pelo ensino remoto emergencial, como por exemplo, a política de expansão descontrolada e a desregulamentação da Educação superior, a privatização e a mercantilização do ensino. A escancarada precarização do ensino público, os ataques incisivos às universidades públicas, os cortes crescentes de verbas que asfixiam a existência de Instituições historicamente comprometidas com a ciência, a pesquisa, o ensino e a extensão.

Estamos diante ainda das mais variadas tentativas de fragilização da qualidade da formação pela ausência de políticas públicas de acesso e permanência de estudantes, precarização e uberização do trabalho docente, propostas de flexibilização de direitos, que geram insegurança, exaustão e sofrimento a docentes, supervisores, coordenadores de cursos e estudantes. Além disso, o oportunismo na ampliação do ensino à distância, não como alternativa inclusiva, mas para obtenção de maior lucro, no qual dominam grandes grupos nacionais e internacionais, esgarçam os currículos nos limites da legalidade da Portaria MEC nº 2117 de dezembro de 2019.

E, para além de tantos desafios, esse evento contribuiu igualmente para reconhecermos as nossas forças, o poder das parcerias, a intensidade da colaboração, a superação dos medos, a importância da nossa organização como categoria no Sistema Conselhos, nas Entidades de Psicologia e nas redes de representação.



– CRP PELO INTERIOR –