Seminário sobre saúde mental reúne mais de 200 pessoas em Juiz de Fora

Mais de 200 pessoas participaram, na última quinta-feira (23/05), do “Seminário Desinstitucionalização – Desafios e Estratégias Para Juiz de Fora e Região”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. O seminário aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Juiz de Fora.

Psiquiatras, psicólogos, profissionais de saúde, autoridades municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Ouvidoria, promotores dos ministérios públicos Estadual e Federal, além de representantes da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde e da Comissão de Direitos Humanos da Presidência da República passaram mais de oito horas discutindo estratégias de reorientação do modelo assistencial em saúde mental no município, com a implantação de uma rede substitutiva.

De acordo com o coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori Kinoshita, a forma como compreendemos os pacientes de saúde mental precisa ser modificada significativamente. O ambiente físico influi, mas não adianta só a higiene, os cuidados pessoais e médicos. “Precisamos entender melhor estas pessoas, mudar nossa compreensão sobre estes pacientes, porque podemos julgar a sociedade através do modo como ela lida com as pessoas mais vulneráveis. Precisamos desconstruir nossos modelos mentais acerca deste grupo, e isso só será possível quando formos capazes de abandonar o preconceito”, explicou.

Para o assessor da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Presidência da República, Alex Reinecke de Alverga, a cidade é vista com muita atenção pela Secretaria Nacional, devido ao seu trabalho incessante para garantir os cuidados e ampliar o resgate da dignidade de pessoas que têm pouca representatividade na sociedade. “É um processo que exige muita coragem e um grande esforço coletivo, que tem sido visto com muito respeito e grande apoio por nós. Juiz de Fora vem construindo um novo caminho nesta história de lutas pela igualdade de direitos”, frisou.

O secretário municipal de Saúde, José Laerte Barbosa, agradeceu o apoio político, técnico e financeiro que vem obtendo dos ministérios da Saúde e da Justiça, por meio da Comissão de Direitos Humanos, do Governo estadual e da própria administração municipal. Lembrou que, desde os primeiros dias de Governo, o município está vivendo um marco histórico na questão da saúde mental. Acrescentou que, a partir da intervenção administrativa realizada pela Secretaria de Saúde no Hospital São Domingos, com apoio dos ministérios públicos Estadual e Federal, do Conselho Municipal de Saúde e outras representações do poder público, está sendo possível modificar a vida de pacientes psiquiátricos e suas famílias na cidade. “Tenho, hoje, a certeza de que estamos, e de que sempre estivemos, no caminho certo”, afirmou o secretário.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais apoiou o evento.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Juiz de Fora



– CRP PELO INTERIOR –