Seminários sobre realização de estágios remotos na pandemia geram grande mobilização Minas Gerais

No período de 30 de maio a 3 de julho, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) e o núcleo mineiro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep Minas) promoveram seminários com estudantes, coordenadoras(es) de curso, orientadoras(es) e supervisoras(es) de estágio. Os encontros acontecem na esteira da Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que flexibiliza a oferta de práticas, estágios e laboratórios por meios remotos, no entanto, ressalva a observância das Diretrizes Curriculares de cada área.

Os encontros foram realizados na plataforma do Google Meet, para permitir dar voz às(aos) participantes, garantindo a manifestação oral, mediante inscrições no chat, e também a escrita de comentários.

A conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional, Evely Capdeville, destaca a significativa mobilização em torno do tema. No caso das reuniões com estudantes e orientadoras(es) de estágios, o limite de pessoas no ambiente virtual (250 pessoas) foi atingido. As gravações dos encontros estão disponíveis no canal do CRP-MG no Youtube. Confira os números por segmento:

Reunião com estudantes: 249 participantes e 53 instituições de ensino mineiras representadas;
Reunião com coordenadoras(es) de curso: 88 participantes e 54 instituições de ensino mineiras representadas;
Reunião com orientadoras(es) e supervisoras(es) de estágios: 250 participantes e 71 instituições mineiras representadas.

Sistematização – O engajamento do público também se refletiu nos formulários eletrônicos que foram disponibilizados para ampliar a participação de todas(os). Foram coletadas 1.135 respostas de estudantes, 50 respostas de coordenadoras(es) de curso e 135 respostas de supervisoras(es)/orientadoras(es).

A conselheira Evely Capdeville explica que todo o material oral e escrito, produzido durante as reuniões e nas respostas aos formulários, integram o Relatório do Seminário de Minas Gerais encaminhado ao Conselho Federal de Psicologia e à coordenação nacional da Abep. O documento tem 52 páginas de material analítico reflexivo.

“A Comissão avalia que o objetivo do Seminário foi amplamente atingido, configurando uma experiência e uma produção histórica em relação à Formação em Psicologia no estado de Minas Gerais. Alcançamos o resultado com muita qualidade e em tempo recorde, considerando o prazo de duas semanas para planejamento, divulgação, realização das reuniões e produção do relatório final”, afirma Evely. “É importante ressaltar que houve esforço coletivo e a parceria de muitas mãos, que tornaram possível todo trabalho realizado em Minas”, completa.

A previsão é de que o Seminário Nacional sobre o tema aconteça no dia 14 de julho. As informações serão amplamente divulgadas nas páginas do CRP-MG no Instagram e no Facebook.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –