Série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro vai abordar os sintomas contemporâneos da resistência masculina ao empoderamento feminino

Transmissão irá refletir sobre a recente escalada da homosfera digital como fenômeno fortalecedor do discurso de ódio contra o público feminino.

As violências psicológicas sofridas pela atriz e roteirista Lívia La Gatto e também pela cantora Bruna Volpi trouxeram para o debate digital uma lógica de extremo machismo em ascendência. Há uma corrente fortalecida por influenciadores sociais que acreditam em um sistema que supostamente favorece as mulheres, se opondo à participação feminina na sociedade.

Na próxima terça-feira, 28, às 19h, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizará a live “Sintomas contemporâneos da misoginia organizada em grupos masculinos” em seu canal do Youtube.

A atividade versará sobre a problemática da dita “homensfera”. O fenômeno consiste na movimentação de homens em comunidades digitais e off-line, que se posicionam contra as relações de afeto com mulheres, por acreditarem que a civilização ocidental está desmoronando devido às forças progressistas, especialmente relativas ao movimento feminista.

A live terá como convidadas:

Ana Maria Prates (CRP-04/51377) – Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial com ênfase em Álcool e outras drogas, mestranda em Psicologia Experimental – UFPA. Conselheira coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero.

Bruna Volpi – Cantora e influenciadora social.

A mediação ficará por conta de:

Paula de Paula (CRP-04/9650) – Psicóloga (PUC Minas), doutora em Psicologia social (PUC-SP), professora da Faculdade de Psicologia e do curso de Educação Física da PUC-MG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais da PUC Minas Betim e do núcleo da ABRAPSO-MG/Betim. É psicanalista praticante em consultório particular. Conselheira secretária do CRP-MG e Referência do Crepop no atual Plenário.

Sobre a série – “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento.

AGENDA

Título: “Sintomas contemporâneos da misoginia organizada em grupos masculinos”
Data: 28/3/2023 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal do Youtube do CRP-MG – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –