Setembro Amarelo: programa de rádio debate prevenção do suicídio

Na abertura do mês de prevenção do suicídio, marcado pela campanha Setembro Amarelo, o Psicologia em Foco no rádio apontou a relevância de se discutir o tema. Para abordar o assunto, o programa entrevistou o psicólogo Carlos Renato de Oliveira, que é mestrando em Educação pela Unixavier e pós-graduado em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar pela Universidade FUMEC/Hospital Mater Dei.

Ouça a entrevista.

“O suicídio é uma questão de saúde pública”, afirmou o psicólogo. Ele destacou o aumento dos casos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o suicídio uma das três causas mais frequentes de morte entre a população de 15 a 44 anos.

Capacitar as equipes de saúde, investir na prevenção e se embasar nos dados apresentados foram alguns pontos levantados por Carlos.

O senso comum de que pessoas suicidas não deixam pistas é um equívoco, na avaliação do profissional. Ele explicou que existem mudanças de comportamento que podem ser perceptíveis em uma pessoa com possíveis intenções suicidas. “Muitas vezes, antes de cometer o ato, a pessoa apresenta mudanças de comportamento e de humor, costuma registrar falas de baixa estima, de desesperança ou de impulsividade, isolamento social, crises de ansiedade ou de tristeza intensa”, relatou.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –