Simpósio promove espaço de compartilhamento de experiências e saberes da Psicologia Escolar e Educacional

CRP-MG foi co-organizador ao lado do LIEPPE-MG e UNA

O Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar de Minas Gerais (LIEPPE-MG), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) e o Centro Universitário UNA, realizou o Simpósio em Psicologia, Redes e Educação (Sempre) entre os dias 2 e 5 de abril, em Belo Horizonte. O evento teve como objetivo principal conectar teoria e prática e valorizar a construção do conhecimento de forma interseccional e colaborativa.

Suellen Fraga, conselheira presidenta do CRP-MG, compôs a mesa de abertura e na oportunidade disse que mesmo com os muitos desafios da Educação, ela se nutre da potência das redes de apoio e do conhecimento construído coletivamente. Destacou também como o LIEPPE-MG se consolidou em um espaço de reflexão crítica e propositiva, tendo uma atuação importante para uma Psicologia Escolar que valoriza a interseccionalidade, a colaboração entre instituições e, principalmente, o compromisso com a transformação social.

“A Psicologia, enquanto ciência e profissão, precisa se implicar eticamente com um projeto de sociedade que reconheça os saberes tradicionais não como alternativa, mas como epistemologias legítimas, enraizadas nos territórios e nas histórias silenciadas. Ser comprometida com uma Educação transformadora, que se recusa a ser instrumento de normatização ou de patologização das existências. Uma Psicologia que não opera na lógica do ajuste, mas na afirmação da pluralidade. Que entende o espaço escolar como território político, onde a escuta, o cuidado e a crítica se entrelaçam na invenção de outros futuros possíveis”, sublinhou a dirigente do CRP-MG que ainda reafirmou o empenho do Conselho pela presença qualificadada da categoria na escola. “Fizemos forte incidência para a implementação da Lei nº 13.935/2019, possuímos uma comissão atuante, um verdadeiro espaço de trocas entre profissionais da área para construção de orientações e habilitamos as psicólogas e os psicólogos por meio do Título de Especialista Escolar e Educacional”, enumerou Suellen Fraga ao finalizar sua apresentação.

Compartilhamento e interseções – A programação do Sempre contemplou palestras e momentos de diálogo. Segundo Stela Maris Bretas Souza, coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG, as(os) participantes tiveram muitas oportunidades para conhecer práticas, pesquisas e dialogar sobre vivências e desafios: “além de escutar e se apropriar de diversas formas de pensar e trabalhar foi possível vivenciar uma formação continuada da nossa área”.

A Comissão realizou duas atividades para interagir com a categoria, conforme explica Stela Maris: um círculo de diálogo e uma reunião de trabalho. ”Tivemos mais de 100 pessoas participando, desejando e compartilhando ideias, saberes, dúvidas. Foram espaços excelentes pois favoreceram o compartilhamento de ideias e também para apresentarmos o que temos feito”, explicou Stela Maris.

Na avaliação final do conselheiro do CRP-MG Luis Henrique Cunha, o Simpósio trouxe questões muito atuais da Psicologia Escolar e Educacional. “Vimos orientações, práticas e experiências exitosas que ocorreram para além de Minas Gerais. Tivemos grandes nomes de referência da nossa área para nos nutrir de mais saberes”, relatou. Como principal ganho do Sempre, na visão do representante do Conselho, foi a contribuição para a construção de diretrizes para atuação da(o) psicóloga(o) junto à comunidade escolar. “Temos muito a avançar nesse sentido. É fundamental termos parâmetros bem estabelecidos que embasem o trabalho e a nossa militância, que é permanente”, concluiu.



– CRP PELO INTERIOR –