Síndrome de Down é pauta do programa de rádio

“As pessoas com a síndrome necessitam de atenção especial, mas não ao ponto de que elas se sintam excluídas ou segregadas da sociedade”, explica a psicóloga, mestra em Educação e pós-doutora em Psicologia Social, Patrícia Eliane de Melo. Ela foi entrevistada para o programa Psicologia em Foco do dia 18/3.

O programa é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência AM 880. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Rádio Inconfidência AM 880 suspendeu a programação. Por este motivo, essa semana o Psicologia em Foco não foi ao ar como de costume, mas você pode conferir o programa completo no player abaixo:

É comum pessoas acreditarem que a Síndrome de Down é uma doença, sobre isso, a psicóloga disse: “A síndrome, como o próprio nome diz, é um conjunto de sintomas fixos que vão identificar o quadro clínico. A causa para tal é genética e, portanto, não configura doença”.

Sabe-se que as pessoas com a Síndrome de Down necessitam de cuidados especiais, já que algumas limitações podem atrapalhar o desenvolvimento de algumas atividades: “desde o início você precisa treinar essa criança a buscar sua autonomia e independência. A família que se encaixam nessa situação devem utilizar linguagens objetivas de forma que nada seja muito complexo. Com o passar do tempo, a complexidade pode ser aumentada”, comentou a psicóloga.

Por fim, sobre as dificuldades que podem ser encontradas por pessoas com a Síndrome de Down, já na fase adulta, Eliane completou: “é importante que aconteça a inclusão no mercado de trabalho. Nada impede que essas pessoas tenham seu próprio dinheiro e a sua autonomia”.

Suspensão do Psicologia em Foco na rádio – Em função da Pandemia de Cornovírus, a Rádio Inconfidência AM 880 está apenas retransmitindo a programação da Rádio Inconfidência FM. Dessa forma, o programa de rádio Psicologia em Foco também está suspenso até que a programação da AM seja retomada.



– CRP PELO INTERIOR –