Sistema Conselhos lança campanha #ÓdioNão

Fazer contraponto aos discursos de ódio dirigidos a populações historicamente vulnerabilizadas e estimular o respeito e ações humanizadas e humanizadoras. Esse é o objetivo da Campanha Nacional de Direitos Humanos, que o Sistema Conselhos de Psicologia lança nesta quinta-feira(18), em Brasília. Todos os conteúdos da campanha possuem a hashtag #ÓdioNão. Clique aqui para informações sobre o lançamento.

A campanha 2018 foi criada considerando o cenário brasileiro de acirramento de discursos de ódio e de diversas violações de direitos fundamentais, que reflete as condições históricas, culturais, simbólicas e materiais que produzem certo ideal de humanidade no qual alguns são dignos de direitos e outros não. Faz referência aos povos tradicionais, à população em situação de rua, à população negra, à população LGBT, aos usuários de drogas, às mulheres, aos usuários de serviços de saúde mental, às crianças e adolescentes vulnerabilizados e às pessoas privadas de liberdade.

“A Campanha chega nesse momento trazendo o posicionamento da Psicologia e do Sistema Conselhos sobre esse contexto que temos vivido: tempos de ódio, tempos de horror, tempos onde a democracia e os princípios de direitos humanos têm sido aviltados. Para nós, da Psicologia, é importante ter um posicionamento crítico frente às situações de violência, entendendo que esse contexto de violação de direitos vem atingindo as subjetividades dos sujeitos. Precisamos nos engajar nessa discussão para auxiliar e dar o suporte às pessoas por nós atendidas”, realça Dalcira Ferrão, presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

A partir do lançamento, os materiais serão veiculados por todo o Sistema Conselhos em seus meios digitais.

Com informações do www.cfp.org.br


– CRP PELO INTERIOR –