Sistema Conselhos realiza nova rodada na Apaf

Ponto alto da assembleia foi a aprovação da nota técnica sobre a Resolução CFP nº 01/1999

Com informações do CFP

O Sistema Conselhos de Psicologia realizou na última sexta-feira, 25, e sábado, 26, a continuação da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf), que ocorreu nos dias 21 e 22 de maio de 2021. Desta vez, a delegação do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi composta pelas conselheiras Lourdes Machado (presidenta), Suellen Fraga (vice-presidenta), Evely Capdeville (tesoureira), Reinaldo da Silva Júnior (secretário) e Elza Lobosque (coordenadora das Comissões de Análise de Título de Especialista e Orientação em Avaliação Psicológica).

Essa Assembleia foi um marco ao aprovar a nota técnica sobre a Resolução CFP nº 01/1999 – que estabelece normas de atuação para psicólogas e psicólogos em relação à orientação sexual. Ao revisitar a normativa, a nota traz questões sobre os direitos humanos, os direitos sexuais e os princípios fundamentais do código de ética profissional das(os) psicólogas(os); a contribuição da Psicologia na compreensão do sujeito LGBTI+; os avanços na despatologização das orientações não-heterossexuais; e as práticas da Psicologia em diversos campos, bem como a ilegitimidade das terapias de reorientação sexual. Dessa forma, o documento reafirma a importância da escuta, do acolhimento, da compreensão e do auxílio às pessoas com sofrimentos das mais diversas ordens.

“Outro ponto de pauta muito importante que tivemos nesta Assembleia foi o debate em torno da elaboração de uma proposta de implantação de nova Carteira de Identidade Profissional de Psicóloga(o)”, relata Lourdes Machado. Segundo ela, o Sistema Conselhos de Psicologia está desenvolvendo um formato com leitura em braile, atento à todas acessibilidades possíveis. “Minas também fez contribuições para viabilizar o máximo de possibilidades possíveis neste conteúdo especial. Sabemos que nossa carteira contém muitas informações e isso é um desafio. As empresas que produzem esse plástico já relataram ao Grupo de Trabalho da Apaf que está elaborando o termo de referência, que há um limite de texto a ser impresso. Uma solução que está em estudo é criar um porta-cartão com essa impressão em braile”, finaliza a conselheira presidenta do CRP-MG.

Sobre a Apaf – A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) foi criada durante o II Congresso Nacional da Psicologia (CNP), em 1996, como instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia. Suas decisões, tomadas pelo menos duas vezes por ano, influenciam as ações na gestão do Sistema e, principalmente para a Psicologia e para a sociedade. Em cada edição conta com a participação de três representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e por conselheiras(os) de todos os Conselhos Regionais de Psicologia, indicados por suas plenárias. A categoria é sempre convidada a assistir as transmissões ao vivo e comentar.



– CRP PELO INTERIOR –