Terceiro módulo do Encontro de Qualificação dos Psicólogos do Sistema Prisional

O terceiro módulo do 1º Encontro de Qualificação dos Psicólogos do Sistema Prisional foi realizado na última sexta-feira, dia 14. Voltado para profissionais que atuam no sistema prisional de Belo Horizonte e região metropolitana, o evento é dividido em cinco módulos, abordando aspectos importantes do campo jurídico e das ciências psíquicas.

Na abertura deste módulo, a psicóloga Gabriela Mansur abordou do tema “Uma política de atenção integral ao louco infrator: Programa PAI-PJ”, destacando aspectos importantes do julgamento do louco infrator pelo judiciário. Mansur, que atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ), explicou as medidas de segurança tomadas pelo judiciário para crimes de insanidade mental. “O modelo não é engessado e cada caso apresenta suas particularidades, é nesse ponto que o pograma PAI-PJ atua”, afirmou.

Mansur explicou que o objetivo do PAI-PJ é construir projetos de atenção integral de cada caso. Ela falou sobre a importância de um trabalho conjunto feito entre os dois lados, jurídico e o campo científico, destacando o papel de intermediador do PAI-PJ para que este trabalho de fato aconteça.

Durante o evento, os participantes ainda discutiram outros temas, tais como: Criminologia e Crítica e aportes com a Psicologia em interface com a justiça; Aspectos Éticos e a Resolução CFP nº 012/2011; e Dependência Química.

Os próximos módulos serão realizados nos dias 27 e 28 de junho.



– CRP PELO INTERIOR –