Última chamada para submissão de trabalhos ao Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração: prazo termina segunda-feira, 13 de maio

De 19 a 21 de junho, o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM) vai reunir especialistas de todo o mundo para dialogar sobre políticas e diretrizes que possam fortalecer o papel da Psicologia no apoio à população migrante. Para tornar esse encontro ainda mais diverso e abrangente, o evento reserva espaço na programação para a apresentação de trabalhos. As modalidades são as seguintes:

  • Comunicação Oral: Relato de Experiência
  • Comunicação Oral: Relato de Pesquisa
  • Exposição: Pôster

O que os trabalhos devem abordar?

As propostas precisam tratar de experiências da Psicologia no campo da migração, ainda que em atuações interdisciplinares ou intersetoriais. Ou seja, mesmo que haja proponentes de outras áreas profissionais, nas propostas submetidas, pelo menos uma(um) deve ser psicóloga(o), e é a partir desta ótica que as propostas devem ser escritas.

Se a proposta for enviada por estudantes, é necessário que haja pelo menos um(a) psicóloga(o) como autor(a) ou coautor(a).

As orientações completas estão disponíveis no Aviso de Chamada Pública.

As propostas aprovadas serão distribuídas em oito grupos de trabalho:

GT 1 – Acesso à educação e permanência no ensino: da garantia de direitos ao acolhimento institucional da população migrante e refugiada;
GT 2 – Acesso a assistência social e saúde mental como estratégia de garantia de direitos da população migrante e refugiada;
GT 3 – Trabalho e migração: reflexões a partir da Psicologia;
GT 4 – Raça, gêneros e diversidade sexual: Direitos Humanos, violências e violações;
GT 5 – Intervenções clínicas e sociais com a população migrante e refugiada;
GT 6 – Práticas de extensão acadêmica;
GT 7 – A desumanização como estratégia da necropolítica: efeitos em conflitos armados, guerras e genocídio;
GT 8 – Diáspora brasileira.

Sul Global

O conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração, Henrique Galhano, explica a perspectiva que norteia o evento: “uma das premissas deste congresso é trazermos uma perspectiva a partir do sul global, para isso contamos com a grande maioria de convidadas e convidados da América Latina, África e Oriente Médio (Palestina) trazendo os seus olhares e experiências a partir desses lugares”.

Acesse a programação completa do evento.

O Congresso

O 1º CBPM é realizado pelo CRP-MG, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e apoio da PUC Minas e do Coletivo de profissionais da Psicologia que atuam com migração (Psimigra).

No momento, estão abertas somente as submissões de trabalho, que vão até o dia 13 de maio.

As inscrições para participação no evento serão abertas no dia 20 de maio. As informações serão divulgadas no site do CRP-MG e nas redes sociais.

A participação no 1º CBPM é gratuita e aberta às(aos) psicólogas(os) e demais profissionais da área de saúde mental, universitárias(os), sociedade civil e instituições que atuam com a temática da migração e público em geral.



– CRP PELO INTERIOR –