Última Conferência Livre em Isidoro foi realizada domingo

Foto: Bruno Demétrio

A última Conferência Livre na ocupação Isidoro aconteceu no domingo (14/12), desta vez na área Rosa Leão. O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou esses eventos com 30 crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, como preparação para a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Belo Horizonte.

O Conselho ficou responsável por realizar três Conferências e a Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social do próprio CRP-MG decidiu pelo local. Os eventos são feitos por meio da parceria com o Coletivo Isidoro – movimento de apoio, luta e resistência contra a intenção de despejo das ocupações.  Na área Rosa Leão as oficinas contaram com a participação do Brigadas Populares.

Estes eventos utilizam o formato de “oficinas” coordenadas por educadores com experiência na temática dos direitos da criança e do adolescente e em técnicas de comunicação e arte (música, fotografia, vídeo, pintura, fanzine, entre outos). Estas atividades irão gerar insumos/propostas das crianças e adolescentes, que serão levadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e poderão ser expostos nas etapas municipal, estadual e nacional.

Retrospectiva – A primeira Conferência Livre aconteceu no dia 23 de novembro, na área Esperança, envolvendo 30 crianças e adolescentes nas atividades. No dia 30, o CRP-MG realizou o segundo evento na área denominada Vitória, com 25 participantes.

Em todas as oficinas, duplas de educadores, com experiência na temática dos direitos da criança e do adolescente e em técnicas de comunicação e arte (música, fotografia, vídeo, pintura, fanzine, entre outos), desenvolveram atividades com os temas: direito a brincar; direito à participação;  direito à educação; direito à saúde; direito ao esporte, à cultura e ao lazer; direito à convivência familiar e comunitária; direitos das crianças e adolescentes com familiares encarcerados; medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente que comete ato infracional: contra a redução da idade penal e o aumento do tempo de internação; prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador; violência letal contra crianças e adolescentes; enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes; violação de direitos de crianças e adolescentes em situação de rua.

Mais sobre as Conferências Livres –  As Conferências Livres têm caráter sensibilizador e mobilizador da sociedade em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente na discussão das políticas públicas para a construção do Plano Decenal. É um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora. A realização das Conferências Livres tem como objetivo a discussão do fortalecimento dos espaços e formas de participação das crianças e dos adolescentes, bem como, a contribuição aos temas relativos às políticas públicas, com foco na Política e no Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Elas irão gerar insumos/propostas das crianças e adolescentes, que serão levadas para a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e poderão ser expostos nas etapas municipal, estadual e nacional.

Confira as fotos dos eventos clicando aqui



– CRP PELO INTERIOR –