Violência contra a pessoa idosa é tema do programa de rádio

Nesta quarta-feira (22) o programa de rádio Psicologia em Foco, do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerias (CRP-MG) em parceria com a Rádio Inconfidência, teve como tema a violência contra a pessoa idosa na família. O assunto é decorrente do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, marcado em 15 de junho.

Pesquisa realizada com informações do Disque 100 – órgão responsável por acolher, analisar e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos à rede de proteção, apurou que a maior parte das agressões à pessoa idosa é cometida por seus próprios familiares.

Denise Salim Paes, graduada em Psicologia e em Direito, especialista em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação e mestre em Ciências da Educação, foi a convidada do programa. Ela iniciou a entrevista dizendo que o idoso requer um cuidado mais atento e a família tem a função de protegê-lo. “Por isso é absurdo saber que a alguém da família possa cometer algum tipo de violência contra um parente idoso”, apontou.

A psicóloga explicou que muitos familiares tratam as pessoas na terceira idade como se tivessem 30, 40 anos. Além disso, quando há maltrato deve-se observar o histórico familiar. “O relacionamento com os filhos anteriormente será significativo no futuro. Quem maltrata um idoso teve um relacionamento ruim com ele no passado”, declarou.

Denise finalizou dizendo que a Psicologia, como Ciência, tem a função de informar sobre todo o processo de comportamento, apresentando dados, acolhendo a família e o idoso.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –