Violência contra criança e trabalho infantil foram assuntos no programa de rádio do CRP-MG

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 6/6, discutiu violações contra os direitos de crianças e adolescentes. A entrevistada foi a psicóloga Lúcia Elena Rodrigues, diretora de Gestão das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Atualmente, no Brasil, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia, de acordo com a Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância.  Lúcia Rodrigues explicou que a violência é um fenômeno complexo e multideterminado – não existe uma única causa que leve o adulto ao comportamento de desrespeito a uma criança. “A violência é um fenômeno que se repete a partir das experiências que aquele indivíduo teve durante sua vida pessoal. Então, muitas vezes, o adulto que comete este tipo de violência já sofreu violência. Ele foi educado em modelos que não lhe ensinaram ou proporcionaram a oportunidade de olhar o outro, como um indivíduo a ser respeitado, independentemente da sua idade, seu porte físico, sua capacidade de reagir e se defender”, disse a psicóloga.

Outro dado alarmante é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: 80 mil crianças de 5 a 9 anos trabalham no país. “Esse discurso de que se a criança não trabalhar não irá se desenvolver, só é feito em relação às crianças de famílias pobres. Você não faz esse discurso para um menino da classe média ou alta, pois ele terá muitas oportunidades. Já o menino pobre, precocemente colocado para trabalhar com essas desculpas e mitos que tem na nossa sociedade, vai reproduzir o ciclo de pobreza da sua família”, afirmou Lúcia Rodrigues.

O Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras às 12h30, pela Rádio Inconfidência – 880 AM.

Ouça a entrevista completa.

 



– CRP PELO INTERIOR –