Violência na terceira idade é tema do programa de rádio, nesta quarta-feira, 12/6

15 de junho é Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O Psicologia em Foco no rádio convidou a psicóloga Denise Salim para falar sobre o tema, nesta quarta-feira, 12/6. Denise é pós-graduada em Psicologia da Educação e possui mestrado em Ciências da Educação com ênfase em envelhecimento, pela Faculdade Enrique Jose Varona, em Cuba.

Ouça a entrevista.

O contexto familiar influencia diretamente nos casos de violência contra pessoas idosas. É o que afirma a psicóloga, que destacou a desestrutura familiar como fator importante no histórico dos agressores.

Denise salientou que existem vários tipos de violência: física, financeira, psicológica, emocional e negligência. “Uma coisa que nós percebemos muito é a negligência no uso de medicação, onde eles esquecem ou não ligam. Na violência financeira a aposentadoria do idoso é usada para os parentes, não para comprar os remédios. Muitas vezes, eles têm uma autonomia para gerenciar as contas financeiras desse idoso, deixando ele(a) passar dificuldades financeiras”, pontuou.

Em relação à violência psicológica, menos perceptível que a violência física, a psicóloga disse sobre a importância de estar atento ao idoso dentro de casa. “A pessoa que era conversada, mais extrovertida vai ficando mais calada, mais medrosa, com mais dificuldade de dormir do que tinha antes. Também vai perdendo o apetite, você vê que a pessoa vai mudando a forma de ser”, relatou.

A proximidade com o agressor, muitas vezes um parente, é um dificultador para que as denúncias sejam feitas. Para a psicóloga, o cuidado com a pessoa idosa é responsabilidade de todas as pessoas presentes na casa, para que essa situação não aconteça. Para fazer a denúncia, disque 100.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.

 



– CRP PELO INTERIOR –