Visibilidade Lésbica entrou em pauta no Programa de Rádio do CRP-MG

Nesta quarta-feira, 29/8, foi Dia da Visibilidade Lésbica. O Psicologia em Foco no Rádio desta semana abordou o assunto em entrevista com a mulher negra, ativista e psicóloga clínica, Laila Resende.

Clique aqui para ouvir o programa.

Segundo Laila, a sociedade patriarcal é um fator que corrobora com opressões como violência simbólica, verbal, psicológica, física e econômica contra as mulheres lésbicas. “Ser mulher implica no exercício de alguns papeis socialmente pré-estabelecidos, dentre eles que só seremos felizes ao nos casarmos com um companheiro do sexo masculino”, disse.

A psicóloga também explicou que recaem sobre a mulher negra e pobre outras formas de opressão: além de conviver com o machismo, a misoginia e a lesbofobia, elas ainda vivenciam o racismo e o preconceito de classe.

Para finalizar, Laila salientou a importância da Psicologia estar a favor do bem-estar do sujeito. “O psicólogo deve proporcionar a auto aceitação, a manutenção de relações saudáveis e a qualidade de vida”, pontuou.

O programa Psicologia em Foco é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, na frequência AM 880 ou ao vivo no www.inconfidencia.com.br



– CRP PELO INTERIOR –