Visibilidade trans e travesti é tema do programa de rádio desta semana

Segundo a organização não-governamental Transgender Europe – que acompanha as situações voltadas para os direitos humanos de pessoas trans e travestis no mundo -, 2.600 pessoas foram assassinadas entre 2008 e 2017, sendo que metade desses crimes ocorreram no Brasil. Dada a gravidade do assunto, a importância de expor esse tema para a sociedade e a marcação do Dia da Visibilidade Travesti e Trans em 29 de janeiro, o programa de rádio Psicologia em Foco dessa semana foi dedicado ao tema.

O programa é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência e, nesta quarta-feira, 29, convidou para participar o psicólogo clínico e educacional, mestre em psicologia e saúde e coordenador da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual da Subsede Triângulo do CRP-MG, Guilherme Faquim Simão.

Confira o programa completo abaixo:

O preconceito direcionado às pessoas transexuais e travestis geram vários impactos e um deles foi destacado por Guilherme na entrevista: “a maioria das políticas públicas direcionadas para travestis e transexuais têm como foco principal a prevenção de IST’s e combate à exploração sexual e não para políticas de inclusão escolar e no mercado de trabalho. Essa população acaba saindo muito cedo da escola e pouquíssimos chegam ao ensino superior. O que causa o grande número de pessoas nessas condições no mercado informal.

Outro ponto realçado por Faquim foi o papel da psicologia e dos profissionais da área, no que diz respeito à busca por direitos e pela saúde mental da população trans e travesti: “nós, enquanto psicólogos, temos uma grande responsabilidade em reduzir o preconceito com a disseminação de conhecimento. Que os profissionais de psicologia não se omitam frente à discriminação de pessoas trans e travestis, por que é muito alto o índice de pessoas nessa condição que tem depressão. ”

E para o próximo programa, teremos como tema “A saúde mental da população negra”, que vai ao ar no dia 5 de fevereiro. O Psicologia em Foco no rádio vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –