22 ago 27 de agosto: um dia para celebrar, relembrar e refletir
Em mais uma edição da nossa série de matérias especiais, entenda por que a data é tão importante para a Psicologia
Em 2024, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) celebra meio século de existência, uma trajetória marcada por conquistas e também por desafios, que fortaleceram a Psicologia enquanto ciência e profissão. Uma jornada que segue sendo construída, dia a dia, por psicólogas e psicólogos comprometidos com o fazer psi.
No primeiro semestre deste ano, revisitamos pilares que sustentam essa história. Falamos sobre a função do Conselho, sobre a regulamentação da profissão, sobre o Código de Ética das(os) psicólogas(os) e mostramos a importância dos Direitos Humanos para a Psicologia.
Agora, nossa série especial em comemoração aos 50 anos do CRP-MG entra em nova fase. Até o final de 2024, vamos relembrar momentos históricos que comprovam o engajamento da categoria na defesa de uma Psicologia ética, democrática e que luta por uma sociedade mais justa e mais saudável.
Com o auxílio de materiais publicados pela autarquia ao longo das últimas décadas, vamos mergulhar em um passado que diz muito de onde viemos, sobre onde estamos e pode contribuir com reflexões sobre o futuro.
Para iniciar a jornada, nesta matéria falaremos sobre o mês em que tudo começou.
Mês Psi
Agosto é um mês muito especial para a Psicologia, afinal, no dia 27 de agosto de 1962, a profissão foi regulamentada no Brasil, por meio da Lei 4119.
A data sempre foi comemorada como o Dia da(o) Psicóloga(o), ainda que informalmente. Até que em 2016 ela se tornou uma data comemorativa oficial, após a aprovação da Lei 13.407.
Ao longo das últimas décadas, as celebrações desse dia tão importante têm sido diversas. Durante muitos anos os eventos realizados pelo Conselho ficavam concentrados na “Semana da Psicologia”, promovida em agosto.
Esses encontros contavam com uma intensa programação, que incluía mesas redondas, debates, lançamentos de livros e até exibição de filmes. Em 2001, por exemplo, houve uma sessão comentada do filme “Copacabana”.
E as celebrações ocorrem em vários locais do estado.
Periodicamente, o dia 27 de agosto é marcado também pelas eleições do Sistema Conselhos.
Integração
Diversas Mostras, seminários e eventos abertos ao público também foram realizados para celebrar a data, a exemplo da III Mostra Mineira de Práticas em Psicologia, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no ano de 2015. Já a Mostra nas Gerais – Psicologia no Parque foi promovida pelo CRP-MG no parque das Mangabeiras, em BH, na virada do milênio. Pelos comentários, o pessoal gostou!
O dia também foi celebrado com campanhas. Em 2008, o mote foi “A Psicologia está presente”, destacando a importância da Psicologia e da atuação das(os) profissionais para a sociedade.
Reflexão contínua
Em 1991, a proposta era promover discussões sobre a Função Social do Conselho nas atividades programadas para o Dia da Psicóloga, que seriam realizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo (à época, os dois estados compunham o CRP-04).
Entre os dias 26 e 30 de agosto do mesmo ano, após uma série de conferências realizadas no auditório do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) em BH, o Conselho promoveu uma pesquisa, para compreender melhor as demandas da categoria mineira e capixaba, que naquele tempo contava com 9500 profissionais registradas(os).
Na ocasião, muitas(os) pediram que os debates sobre os assuntos ligados à Psicologia fossem mais frequentes e não se restringissem às comemorações da semana da categoria. As sugestões foram acatadas e essa segue sendo uma das premissas do CRP-MG. Por isso fique de olho na agenda de atividades promovidas todos os meses pelo Conselho e participe!
Valorização
Com todos os desafios e vitórias que o dia 27 de agosto representa, a data sempre será uma oportunidade para valorizarmos o trabalho da categoria, repensarmos a profissão e refletirmos sobre o seu fazer diário. Não por acaso, em 2007 a data foi chamada de “O dia da Valorização do trabalho da(o) psicóloga(o)”. Na ocasião, já havia 20 mil profissionais registradas(os) no estado, o dobro do início da década de 90. Quase duas décadas depois, esse número duplicou mais uma vez. Atualmente, existem mais de 50 mil registros ativos só em Minas Gerais. Ou seja, 50 mil psicólogas e psicólogos constroem diariamente as suas histórias e ajudam a construir também a história da Psicologia.
O 27 de agosto no marco dos 50 anos do CRP-MG
Mais um Dia da Psicóloga se aproxima, acompanhado de um futuro ainda a ser desenhado.
O que está por vir? O que nos espera enquanto categoria?
Muitas(os) profissionais lutaram pela regulamentação da profissão e pela criação de um órgão que pudesse zelar pela ética e pela qualidade dos serviços prestados, atuando como uma ponte entre as psicólogas e a sociedade. Por isso, este ano o Conselho tem se empenhado para marcar este meio século de atuação:
Lançou o I Prêmio Rosimeire Aparecida da Silva, para reconhecer e valorizar as práticas exemplares desenvolvidas por psicólogas(os) e destacar a importância dos Direitos Humanos como pilar essencial da atuação psicológica;
Vai realizar a 2ª edição do Congresso Mineiro de Psicologia, para celebrar o marco junto à categoria;
Também está preparando uma campanha institucional dirigida a toda a sociedade, com o objetivo de valorizar a categoria e ampliar o entendimento quanto à atuação e importância do Conselho. A campanha contará com inserções em painéis luminosos instalados em Belo Horizonte e nas cidades onde o Conselho mantém subsedes, além de veiculação de programetes em rádio e ampla divulgação nas redes sociais. As ações estão previstas para acontecerem de agosto a dezembro.
Muito foi feito, mas ainda há muito a se fazer. E as novidades não param. Mas isso é assunto para a próxima edição da nossa série especial sobre os 50 anos do CRP-MG. Fique atento.
Enquanto isso, você também pode ajudar a contar a história da Psicologia. Acompanhe as redes sociais do Conselho e compartilhe uma memória com a profissão. É a #Sua Vez!