O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais organizou uma série de conteúdos sobre prevenção do suicídio para leitura e pesquisa.
Entrevista com a conselheira no XVI Plenário, Cristiane Nogueira, para o jornal Brasil de Fato
Minas Gerais é o segundo estado do país com maior número de suicídios. Para especialista, piora nas condições sociais e desmonte de políticas públicas são fatores que contribuíram para o dado. Leia Mais
Entrevista com a conselheira no XVI Plenário, Cristiane Nogueira
O Brasil registrou, em 2020, 12.895 casos de suicídio, de acordo com dados do DataSUS, plataforma do governo federal que reúne dados sobre a saúde no país. Na década entre 2011 e 2020, as mortes por “lesão autoprovocada” cresceram 35%, enquanto em outras partes do mundo, os números reduziram no mesmo período. Ainda segundo o DataSUS, Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de casos, atrás apenas de São Paulo. Para a conselheira do XVI Plenário do CRP-MG, Cristiane Nogueira, faltam políticas públicas para prevenir o suicídio e o problema deve ser tratado de acordo com o contexto de cada pessoa. Leia Mais
Entrevista com a conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica no XV Plenário, Mariana Tavares
O suicídio é uma questão de saúde pública. O grande problema que o cerca é o tabu. Os inúmeros preconceitos e julgamentos interferem negativamente no cuidado em nossa sociedade. A Psicologia se coloca, então, como uma das principais profissões da saúde capaz teórica, técnica e eticamente de abordar e atuar na prevenção e também no cuidado. O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), atento e implicado com a questão, inicia uma campanha dirigida às(aos) psicólogas(os) e à sociedade. O ponto de partida da ação é a entrevista com a psicóloga, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG, Mariana Tavares. Leia Mais
Entrevista com a conselheira no XV Plenário, Mariana Tavares, para o jornal Brasil de Fato
O suicídio é um tema muito falado no mês de setembro, mas muitos tabus e dúvidas ainda rondam o assunto. Será que existe causa? O ato de tirar a própria vida tem a ver com depressão? Que caminhos as políticas públicas devem seguir? Para responder a esses questionamentos, o Brasil de Fato MG conversou com a conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia Clínica do Conselho de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Mariana Tavares. Leia Mais
Araxá foi a primeira cidade a receber o ciclo “Psicologia e Suicídio: Reflexões Sobre a Vida”, no dia 10 de setembro, no Centro Universitário do Planalto de Araxá. A ação do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi destinada a alunas(os) do curso de Psicologia, profissionais, docentes e comunidade e contou com a palestra da conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica, Mariana Tavares.
Em sua abordagem, Mariana Tavares pontuou que a sociedade brasileira é marcada pela tradição judaico-cristã, que associa suicídio ao diabo configurando um tabu. “Vemos que o suicídio está associado às condições gerais de vida, às situações de vida e ao estilo de vida. Em situações de vida encontram-se os lares desfeitos, abuso, ausência ou abandono dos pais, baixo grau de comunicação familiar , conflitos muito duradouros, rompimentos emocionais, perdas, transtornos depressivos, enfermidades graves, falta de perspectiva de futuro. Assim, todos são fatores que numa rede muito complexa, determinam o modo do sujeito lidar com o próprio desejo e com a própria pulsão de morte”, concluiu a conselheira do CRP-MG.
Suicídio, gênero e sexualidade, dia 22 de setembro, em Nova Serrana
No último sábado, 22/9, o ciclo “Psicologia e suicídio: reflexões sobre a vida” chegou ao município de Nova Serrana, no Centro-Oeste. A atividade abordou o tema “Suicídio, gênero e sexualidade” e foi o segundo evento feito em parceria pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com o Movimento LGBT da cidade.
As psicólogas Nadja Lappann, Michelle Rodrigues e a assistente social Lidiane da Silva contribuíram com as reflexões. Juntas, elas aproveitaram a campanha que propõe a valorização da vida e a prevenção do suicídio para debater o autoextermínio na população LGBT e também realçaram a invisibilidade a qual essas mortes ficam relegadas.
As palestrantes abordaram a importância do enlaçamento social e construção de pontos de apoio para a população LGBT. O evento ainda possibilitou a apresentação da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade do CRP-MG, no Centro-Oeste.
Suicídio: fatores de risco e manejo clínico, dia 25 de setembro, em Montes Claros
Carta aos pais, responsáveis e educadores
Cartilha Prevenção ao Suicídio – Como ajudar?
Informações importantes sobre doenças mentais e suicídio
Live life – An implementation guide for suicide prevention in countries
Cartilha “Suicídio. Informando para prevenir”
Avaliação do Risco de Suicídio e sua Prevenção
Compreensão, avaliação e manejo do comportamento suicida: um guia para profissionais de saúde
Suicídio e os desafios para a Psicologia
Suicídio. Saber, agir e prevenir
Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da saúde em atenção primária
Prevenção do suicídio: manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental
Encontro Virtual: Setembro Amarelo: prevenção do suicídio e o importante trabalho de posvenção
Encontro virtual: A importância da atuação da Psicologia na saúde mental da população LGBT
Live: A vivência do luto no contexto da pandemia
Live: Estratégias de prevenção do suicídio
Live: Infância, adolescência e suicídio
Prevenção do suicídio em tempos de pandemia e patologização do sofrimento
Mal-estar nas escolas: precisamos falar sobre isso
Prevenção ao suicídio de LGBT’s: contribuições da Psicologia
Suicídio, trabalho e prevenção
Como definir boas experiências de saúde mental?
Educação midiática e suicídio Desafios: 3 pessoas, 3 problemas, 3 finais + Do que 13 razões – Precisamos falar sobre o suicídio!
O CRP-MG informa à categoria que realizará a migração para um novo sistema tecnológico denominado BRC.
A migração de sistemas acarretará a suspensão de alguns serviços ao longo do mês de novembro.
Confira as informações sobre os serviços que serão suspensos e os prazos.