Conheça os eixos que orientam a 10ª edição dos Congressos Regionais e Nacional da Psicologia

De 5 a 7 de abril de 2019, será realizado o X Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais, o COREP, e as etapas em preparação para esse importante encontro já começaram.

O COREP define as diretrizes que deverão nortear a gestão do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais para o próximo triênio (2019-2022). A participação nesta importante instância de deliberação é restrita a psicólogas e psicólogos que forem eleitas(os) delegadas(os) nos Pré-Congressos. Além dos Pré-Congressos são realizados os Eventos Preparatórios, que já começaram a acontecer em Minas Gerais.

A realização de todo o trabalho é orientada por três eixos:

Eixo 1 – Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos
Aperfeiçoamento na organização democrática e representativa do Sistema, sendo constituído pelo Conselho Federal de Psicologia e os 23 Conselhos Regionais.

Eixo 2 – O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e os direitos humanos
Dialogar com a sociedade na proposição de contribuições éticas, políticas e técnicas da psicologia voltadas à defesa da democracia e da garantia de direitos, condição indispensável para o alcance dos objetivos do exercício profissional.

Eixo 3 – Do exercício profissional
Reflexões críticas sobre a formação profissional acadêmica e continuada, a precarização do trabalho, a laicidade da psicologia, os impactos para o exercício profissional na clínica, educação, justiça, saúde, assistência, áreas emergentes, organizações, entre outras.

TEMA – Os eixos são desdobramentos do tema do Corep e do CNP: “O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas, sociais e culturais”.

A conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG, Mariana Tavares, explica que a Psicologia precisa estar no papel de fazer interrogações para promover as identidades e as formações subjetivas não acomodadas. “Acreditar na Psicologia com compromisso social é acreditar nesse amálgama que se faz entre sociedade e sujeito, sempre em direção ao novo, ao ainda não. Do contrário, a gente perderia um aspecto fundamental da nossa própria humanidade que é a investigação e a pergunta contínua. Ou seja, onde o sujeito que tenha a pertinência de não se perguntar mais está morto”, argumenta.

Saiba mais sobre as etapas preparatórias em Minas Gerais.

REGULAMENTOAcesse o regulamento do X Congresso Regional da Psicologia do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

 



– CRP PELO INTERIOR –