CRP-MG lamenta a morte do psicólogo Aluízio Lopes de Brito

Aluízio foi uma das 167 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil

O psicólogo e professor Aluízio Lopes de Brito faleceu nesta quarta-feira, 18/11, vítima da Covid-19. Por meio de nota, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) expressou profundo pesar pela perda do colega, que era membro ad hoc da Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Aluízio foi conselheiro do Conselho Federal de Psicologia por três gestões – XII Plenário (2001-2004), XIV Plenário (2007-2010) e XV Plenário (2010-2013).

O psicólogo mineiro e ex-presidente do CFP, Humberto Verona, destaca: “Aluízio foi um colega com quem compartilhei a direção do CFP. Sua marca foi a mediação, o cuidado conosco nas horas de conflito e divergências. Tinha opinião, mas buscava compreender o outro lado, ponderar para depois decidir. Vai fazer muita falta”.

Humberto Verona também realça que Aluízio “representou com dignidade o Nordeste no cuidado com a Psicologia brasileira e agora nos deixa, vítima da pandemia, restando para nós, os que sobrevivemos, a lição de um compromisso com a profissão e com as pessoas. É com tristeza que me despeço de mais um companheiro de luta e vida. Há pouco perdemos Angela Caniato, agora o Aluízio. Nesse vazio deixado por eles, seguimos buscando. Triste, muito triste!”, lamenta.

Dentre as inúmeras contribuições que deu à Psicologia Brasileira, Aluízio integrou, em 2002, a equipe responsável pela elaboração da Minuta do Novo Código de Ética da Psicologia. á no Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13), sua terra natal, compôs dois plenários, sendo presidente em um deles e participou ativamente da criação da Comissão de Direitos Humanos do Regional, em 1997, e foi presidente da Comissão Permanente de Ética, de 1995 a 1998.

 



– CRP PELO INTERIOR –