CRP-MG lança fôlderes sobre micromachismos em transmissão no Youtube

Em função do Dia Internacional da Mulher (8 de março), oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero, promoveu a primeira transmissão da série especial de lives no mês das mulheres.

O encontro, realizado no Youtube do CRP-MG, marcou o lançamento dos fôlderes sobre Micromachismos. O material é dividido em três partes: Coercitivos, Encobertos e De crise. O conteúdo tem o intuito de identificar os micromachismos no cotidiano e compreender suas consequências na vida das mulheres. Clique aqui e acesse o material

A transmissão contou com a mediação da psicóloga clínica, com atuação voltada para as questões de gênero e co-coordenadora da Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG, assim como coordenadora do projeto Clínica Sócio-Histórica, Desirèe Silva.

Participaram como convidadas a psicóloga social, mestre e doutora em Linguística na área da Análise de Discurso, professora universitária e gerente do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres, Claudia Natividade e a psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, estudiosa e amante da temática de relacionamentos, Raquel Brasil.

Inscreva-se no Youtube do CRP-MG e ative as notificações (é só clicar no sino) para ser avisada(o) das transmissões!

Assista:

Em sua fala inicial, a psicóloga Claudia Natividade apresentou a base do sistema de relações machistas e ressaltou a importância de levar esses tópicos para a clínica. “É muito importante que na nossa prática profissional a gente possa mapear, junto com as pessoas que atendemos, para que possamos imprimir uma criticidade a essas relações”, pontuou.

Claudia também explicou a escolha do termo “micro”, que estampa os fôlderes: “Micro não tem um sentido de mínimo, de menos importante, de mais banal e sim no sentido Foucaultiano que funciona a partir dos sistemas de relação e poder”.

A psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Raquel Brasil apresentou diversos exemplos da prática machista do dia-a-dia e pontuou a importância de se ter autocrítica quando alguma mulher indica que a fala ou a ação foi machista. “As poucas vezes que a mulher corrige, os homens acionam uma defensiva e dão diversas justificativas. Tudo bem, ninguém está te atacando, mas é necessário escutar o que essa mulher tem para te dizer, e se ela está dizendo é por que tem alguma coisa ali”, comentou.

Confira a programação especial de lives do mês de março. Os encontros acontecerão sempre às quartas-feiras, com transmissão pelo canal do CRP-MG no Youtube.  

Acompanhe o CRP-MG também no Instagram e no Facebook.



– CRP PELO INTERIOR –