CRP-MG participa de reunião com secretário Estadual de Saúde para reivindicar melhorias na proteção sanitária do sistema prisional e socioeducativo

Na segunda-feira, 24, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), juntamente com outros Conselhos e Sindicatos, participou de uma reunião com o secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti. A ação teve como objetivo anunciar o envio do ofício, que solicita medidas de segurança mais efetivas para profissionais do sistema prisional e socioeducativo, produzido pelo coletivo formado por 11 entidades – conselhos de fiscalização profissional e sindicatos.

O CRP-MG foi representado pela conselheira presidenta, Lourdes Machado, pelo conselheiro coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia no Sistema Prisional e Socioeducativo, Rodrigo Padrini e pelas integrantes dessa comissão, Cristiane Zeferino e Michelle Nunes.

Lourdes mencionou os problemas que ainda continuam presentes para as categorias que trabalham nesses sistemas depois de mais de um ano do início da pandemia, como a falta de medidas preventivas contra a Covid-19, da testagem periódica, prevista em lei, a não implementação do trabalho remoto e a não vacinação da maioria das(os) profissionais. Rodrigo Padrini reiterou a fala da presidenta do CRP-MG e ressaltou que profissionais da parte administrativa e técnica continuam na linha de frente, trabalhando nas unidades e não em casa, situação que seria possível, ainda que parcialmente, em esquema de revezamento. A fala foi reforçada por Cristiane Zeferino, que comentou a superlotação de profissionais no sistema socioeducativo, após a implementação do Modelo de Cogestão Público Privada em dez unidades do estado. Diante dessas situações, Michelle Nunes reiterou a importância desse coletivo de conselhos e sindicatos e pediu mais espaço para a participação popular nas decisões do governo estadual.

Fábio Baccheretti se comprometeu em analisar o ofício, assim que recebê-lo, junto com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco e disse que algumas soluções podem ser dadas a curto prazo. O secretário também lembrou que as(os) profissionais que trabalham em unidades prisionais e socioeducativas são a próxima prioridade no plano de vacinação.

Saiba mais sobre o assunto no link: https://crp04.org.br/coletivo-de-entidades-reivindica-novas-medidas-de-protecao-sanitaria-para-o-sistema-prisional-e-socioeducativo/

 



– CRP PELO INTERIOR –