07 abr CRP-MG promoveu, no último fim de semana, o 11º Congresso Regional da Psicologia (Corep)
Confira como foi o evento que mobilizou a categoria na construção de diretrizes para a profissão
De 1 a 3/04, as(os) delegadas(os) eleitas(os) na fase de pré-cores se reuniram em ambiente virtual para a realização do 11º Corep mineiro. O objetivo do evento foi eleger as(os) representantes mineiras(os) para o Congresso Nacional e avaliar as propostas enviadas durante os quase seis meses de preparação. Ao todo, 219 propostas foram analisadas pelas delegadas(os).
Em âmbito estadual, foram aprovadas 19 propostas para o Eixo Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 15 para o eixo Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas e 20 propostas para o eixo O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental. No âmbito Nacional, 10 propostas foram escolhidas para cada um dos três eixos.
O Corep também é o momento de eleger as(os) representantes da categoria no Congresso Nacional, a ser realizado em junho. Para tanto, foram eleitas(os) 20 delegadas(os) e dois estudantes. Com uma média de participação de 87 pessoas ao dia, o Corep terminou com avaliação positiva por parte da Diretoria, que teve como representante delegada(o) sua vice-presidenta, Jéssica Gabriella de Souza Isabel.
“Na avaliação desta Diretoria, o Congresso representou a fortaleza do trabalho coletivo, demonstrando e reforçando a importância do diálogo e da construção de novos formatos para o processo democrático e a participação da categoria. Foi desafiador transformar o congresso, tão amplo, em um formato virtual e nós conseguimos. Contamos com o processo de construção realizado por nossa Comissão Organizadora, que pensou com cuidado cada detalhe. Nosso agradecimento a cada componente da COMORG, pois sabemos que não foi fácil. No decorrer dos trabalhos contamos com a mesa diretora, coordenada por Francisco Viana e as psicólogas Letícia Rodrigues, Lilian Marcon de Souza e a conselheira do CRP-MG, Renata Miranda. Essa coordenação foi fundamental. A todos os presentes durante os dias, a compreensão e a disponibilidade para fazer junto tornou possível o momento. A esse coletivo agradecemos por ter aceitado o desafio de construir um evento, encantador e revigorante. Isso reforça em nós a certeza, do compromisso ético político da nossa categoria profissional”, ressaltou a conselheira vice-presidenta da autarquia.
Acesse abaixo toda a cobertura do 11º Congresso Regional da Psicologia (Corep)
Congresso Regional de Psicologia de Minas Gerais reuniu autoridades
Conheça todas as 84 propostas aprovadas pelas(os) psicólogas(os) no 11º Corep