11 set CRP-MG sediou lançamento de livros sobre Psicologia e Educação
Publicações estão disponíveis na internet
Na última sexta-feira, 6/9, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais promoveu o lançamento de duas publicações sobre Psicologia e Educação.
A primeira, intitulada “Práticas e pesquisas em Psicologia e Educação: experiências de Minas Gerais – Volume II”, foi produzida pelo CRP-MG, por meio da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional. A presidenta do CRP-MG e coordenadora da Comissão durante o XIV e XV Plenários, Stela Maris Bretas, explica que o lançamento da publicação marca também a conclusão de um ciclo de intenso trabalho do grupo, uma vez que a Comissão foi retomada no penúltimo plenário.
A colaboradora da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional e professora do curso de Psicologia da UFMG, Deborah Barbosa, chama atenção para o alcance da obra: “nós temos muitos livros teóricos sobre Psicologia Escolar, mas sentimos falta de saber sobre as práticas. Nessa publicação são 37 artigos, mais de 500 páginas com relatos de vários municípios”, realça.
Folders – A psicóloga e colaboradora da Comissão, Evely Capdeville, apresentou cinco folders que também foram produzidos pelo grupo. Os materiais abordam os seguintes temas: Psicologia Escolar e Educacional; medicalização; escola para todos; respeito à diversidade sexual e de gênero e violência e bullying.
Evely Capdeville também realçou que a Comissão tem realizado reuniões com secretarias de educação para sensibilizar gestores sobre a importância da atuação de psicólogas(os) no espaço escolar.
Pesquisa nacional – Durante a atividade, também houve o lançamento regional do livro “Violência e preconceitos na escola: contribuições da Psicologia”. A publicação é resultado de pesquisa desenvolvida entre 2013 e 2015 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), em parceria com 10 universidade federais e apresentada ao Ministério da Educação (MEC).
O coordenador da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional e professor do curso de Psicologia da UFSJ, Celso Tondin, explicou que a pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira, fez um levantamento em cerca de 1.300 documentos, entre cartilhas, teses, dissertações e artigos. O que se constatou foi a invisibilidade das questões étnico-raciais, de gênero e de orientação sexual nas produções da Psicologia. “Isso mostra que nós pesquisamos um ser humano abstrato, pois é um ser humano que não tem as características identitárias, mas o levantamento considerou o período de 1996 a 2012. Acreditamos que de 2013 para cá, esses números poderiam ser melhores”.
A outra etapa do estudo realizou oficinas com alunos, pais e profissionais da educação e traçou um mapa das diversas formas de violência e preconceito que estão presentes no cotidiano escolar.
PL – As(os) integrantes da mesa realçaram a importância da categoria se mobilizar pela aprovação do Projeto de Lei 3.688/2000, que trata da prestação de serviços de Psicologia e de Assistência Social nas escolas públicas de educação básica.
Confira a mesa, na íntegra: