Encontro no CRP-MG ressaltou os desafios para a promoção das seguranças protetivas no SUAS

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou, nesta quarta-feira, 7/11, o Psicologia em Foco com o tema “O fazer profissional no SUAS e a garantia das seguranças protetivas”. O evento, que integra um ciclo permanente de debates semanais, contou com a participação da doutora em Sociologia e professora da Fundação João Pinheiro, Carla Bronzo; do psicólogo, analista de políticas públicas e Psicologia da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Carlos Firmino; e mediação da psicóloga e integrante da Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social (SUAS) do CRP-MG, Maria Júlia Andrade.

Maria Júlia deu início às apresentações fazendo um alerta para o cenário de mudanças dos últimos meses no Brasil. Segundo ela, há um movimento que gerou o enfraquecimento das instituições pelos equívocos de lideranças políticas. “Para nós, da Assistência Social, há uma ideia de retrocesso e uma provável volta às lógicas assistencialistas”, avaliou.

Carla Bronzo deu prosseguimento, questionando quais capacidades políticas, institucionais e pessoais deve-se desenvolver para afiançar as seguranças sociais que a Assistência Social se propõe a garantir aos seus usuários, a despeito da acolhida, renda, convívio, autonomia, apoio e auxilio.

Ao dar continuidade, Carlos Firmino destacou que caberá aos serviços de Assistência Social, a missão de fomentar oportunidades, vivências, acessos e espaços. E que várias das aquisições relativas à segurança de autonomia da Assistência começam com essas expressões. “Parece haver, no fundo, o entendimento de que a autonomia pode ser favorecida, mas não garantida. A assistência não assegura autonomia, cria condições para que que ela possa advir”, afirmou.

O psicólogo reiterou que o serviço de assistência social também funcionaria como um espaço em que outras experiências fora das vulnerabilidades e das violações se tornam possíveis.

PROGRAMAÇÃO DO PSICOLOGIA EM FOCO NO MÊS DE NOVEMBRO

Fique atenta(o) à programação do Psicologia em Foco ao longo do mês:

14/11 – Não haverá Psicologia em Foco

21/11 – A Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais e seus enfrentamentos. Inscreva-se.

27/11 (TERÇA-FEIRA) – Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher: racismo e violências contra as mulheres. Inscreva-se.

Horário: 19 horas
Local: Rua Timbiras, 1532, 6º andar, bairro Lourdes, Belo Horizonte/MG.

Os encontros também são transmitidos pela página do CRP-MG no Facebook.

Estas edições do Psicologia em Foco integra a agenda de eventos preparatórios para o X Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (Corep).



– CRP PELO INTERIOR –