15 mar Medicalização da infância e adolescência será discutida no Psicologia em Foco em Uberlândia
Atividade marca retomada das atividades do GT Infância e Adolescência do Triângulo em 2018
Na próxima quinta-feira, 22/3, Uberlândia sediará uma edição do projeto Psicologia em Foco com o tema: “A constituição da demanda para a neurologia a partir da educação e a medicalização dos e nos autismos”.
A iniciativa é realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio do Grupo de Trabalho Infância e Adolescência da subsede Triângulo.
A psicóloga, psicanalista e coordenadora do Grupo de Trabalho, Cirlana Souza, explica que o evento marca a abertura dos trabalhos do GT em 2018 e aborda uma questão que as(os) integrantes do grupo têm observado: a indicação que parte das escolas para que crianças sejam encaminhadas a especialistas das áreas de neurologia e psiquiatria. Segundo Cirlana, é possível observar também que os encaminhamentos têm acontecido junto a crianças cada vez mais novas.
O debate contará com a participação do convidado:
Ricardo Arantes – médico psiquiatra da infância e adolescência. Mestre, autor da dissertação “A constituição da demanda para a neurologia nas vozes ensinantes/2017 (UFRGS). Atua no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSi) de Novo Hamburgo (RS) e no CAPS de Campo Bom (RS). Membro do Movimento Autismo, Psicanálise e Saúde Pública.
A coordenadora do GT destaca a atuação de Ricardo nas políticas públicas de saúde e a pesquisa de mestrado que o médico concluiu recentemente.
Data: 22/3/2018
Horário: 14h30
Local: Auditório 50 E – UFU Campus Santa Mônica (Av. João Neves Ávila, 2121, Santa Mônica, Uberlândia/MG).
Sobre o GT – O Grupo de Trabalho Infância e Adolescência da subsede Triângulo promove reuniões mensais e a participação é aberta a interessadas(os) na temática. Para acessar o cronograma de reuniões, clique aqui.
PARA PARTICIPAR
O evento é gratuito e as vagas sujeitas à lotação do espaço.
Informações e inscrições: (34) 3235-6765 | gtinfanciaeadolescencia@gmail.com