Minas Gerais realiza 12ª edição do Congresso Regional da Psicologia

Categoria aprovou propostas para o Sistema Conselhos e elegeu delegadas(os) para o CNP

Plenária do 12º COREPSI/MG. Fotos: David César | @eventosclaoficial

Duzentas e quatorze propostas apreciadas. Oitenta e duas aprovadas como diretrizes para a próxima gestão do Sistema Conselhos: 30 nacionais e 52 regionais. Esse é o resultado do 12º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (COREPSI/MG), que reuniu, nos dias 21, 22 e 23 de março, em Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte, 149 psicólogas(os) e 17 estudantes de Psicologia de todo estado. Na ocasião, 29 profissionais e 2 estudantes também foram eleitas(os) para representar a categoria mineira no Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que vai ocorrer entre 3 e 6 de julho de 2025, em Brasília, e tem como tema “Psicologia e Democracia: a pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!”.

O CNP é a quarta e última etapa de uma série de eventos que integram amplo processo colaborativo e democrático instituído no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia. Realizadas a cada três anos, as ações têm como objetivo definir as diretrizes de atuação e as políticas prioritárias para a próxima gestão dos Conselhos Regionais (CRPs) e Federal de Psicologia (CFP). O processo é composto por 4 fases, incluindo ações locais, regionais e em nível nacional. São elas: Ações Mobilizadoras, PRÉ-COREPSIs, o Congresso Regional da Psicologia (COREPSI) e o Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Os trabalhos

As atividades foram abertas pela conselheira presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga, que ressaltou a importância do encontro. “O COREPSI/MG é o maior congresso de Psicologia no estado. É muito significativo que nós, categoria de Minas, possamos construir as teses e as diretrizes que vão orientar o exercício das atividades, do trabalho e das gestões do Sistema Conselhos de Psicologia, especialmente do nosso CRP-MG, muito respeitado no cenário nacional. O que nós construímos aqui chega direto à sociedade e é isso que nos importa: ser uma produção cada vez mais reconhecida, cada vez mais baseada nos princípios éticos e cada vez mais fluida na vida das pessoas, de diferentes formas”, defendeu.

Compuseram a mesa de abertura ao lado da psicóloga a presidenta do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de Minas Gerais, Jennifer Santos; a representante da Regional Minas da Associação Brasileira de Psicologia Social, Raquel Lazaro; a representante da Articulação Nacional de Psicólogas e Psicólogos Negras e Negros e Pesquisadores, Ana Sarah Silva; as(os) também conselheiras(os) do CRP-MG, Lourdes Machado, presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais; e Daniel Melo, representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos; a representante do Fórum Estadual de Trabalhadoras do SUAS, Marleide Marques e a representante do Fórum Mineiro de Saúde Mental, Marta Elizabete de Souza.

Na sequência, houve a abertura nacional do evento, reunindo todos os Conselhos Regionais (CRs), em uma conferência on-line. Durante a transmissão, o presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, ressaltou a participação de mais de 1600 delegadas(os), distribuídas(os) nos 24 CRs. “Nós estamos aqui hoje porque temos como tarefa a construção de uma agenda política da Psicologia e não é uma agenda qualquer. Ela é construída com o coletivos e por coletivos”, declarou.

A transmissão da abertura nacional pode ser assistida no canal do CFP no YouTube.

Acesse as fotos do 12º COREPSI/MG.

Balanço

Na avaliação do presidente da Comissão Organizadora do COREPSI/MG e conselheiro do CRP-MG, Henrique Balieiro, o saldo do encontro foi positivo. Um dos destaques foi a preocupação com os direitos humanos. “Percebemos o quanto as propostas dialogaram com esse eixo central da Psicologia, o que nos leva a crer que a categoria mineira tem refletido mais sobre as questões que englobam a garantia e proteção dos direitos e todas as pessoas, para poder abarcar toda essa pluridiversidade de singularidades, subjetividades e de corpos”, observou.

Outro destaque foi a presença de estudantes no evento. “Tivemos, pela primeira vez, um número maior de estudantes. Mesmo que ainda não tenham direito a voto, participar do COREPSI contribui para a formação. É uma oportunidade para esse futuro profissional se aproximar da categoria, compreender as funções do Conselho e também contribuir com propostas e ideias, oxigenando o Sistema Conselhos como um todo”, ponderou o psicólogo.

Delegadas(os) eleitas(os) para o CNP, presidenta e vice-presidenta do CRP-MG se despedem do 12º COREPSI/MG, em Jaboticatubas. Fotos: David César | @eventosclaoficial

Eleições

A Comissão Regional Eleitoral (CRE) do CRP-MG esteve presente durante todo o Congresso e no domingo, 23, anunciou o encerramento do período de inscrição de chapas. Confira a quantidade de inscritas(os) aqui. As próximas etapas serão:

1º/4 a 22/4 – Avaliação das chapas inscritas
24/4 a 5/5 – Ajuste cadastral
6/5 a 19/5 – Apreciação final das chapas
21/5 – Prazo final para deferimento ou indeferimento dos registros de chapas
22/5 a 27/5 – Apresentação de recursos junto à Comissão Eleitoral em caso de impugnação de candidata(o) ou indeferimento de chapa
9/7 – Homologação das chapas
23 a 27/8 – Eleições – Sistema de votação on-line

Para mais informações sobre o processo eleitoral, acesse também o tira-dúvidas que a CRE preparou e acompanhe as notícias pelo site e pelas redes sociais do Conselho.

Matérias relacionadas

COREPSI em Minas: 30 anos manifestando a força do coletivo
Minas Gerais elege 212 delegadas(os) para o 12º COREPSI
PRÉ-COREPSI em dez perguntas: fique por dentro do que está por vir
12º Congresso Regional da Psicologia ganha hotsite



– CRP PELO INTERIOR –