Reflexões sobre práticas libertadoras para a mulher em situação de violência será título de live do Conselho

No mês em que se marca do Dia da Lei Maria da Penha, a série “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” traz a temática da violência contra a mulher

“Reflexões sobre práticas libertadoras para a mulher em situação de violência” é o tema de agosto da série Saúde Mental de Janeiro a Janeiro, promovida pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). Marcada para a terça-feira, 30, às 19h, no canal youtube.com/ascomcrpmg, o evento on-line marca o mês no qual se instituiu a Lei Maria da Penha.

A edição terá como convidadas:

Ivete Miranda – Graduada em Psicologia com especialização em Gerontologia Social pela UEMG; Dependência Química pela UFSJ; Micropolítica do Trabalho em Saúde pela UFF; e em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS. Servidora pública dos municípios de Itaúna e Divinópolis, sendo que nesta última está cedida à Polícia Civil, onde desenvolve seu trabalho na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Pedrina Gomes Olegario Leite – Graduada em Serviço Social (PUC-MG) e especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Programas Sociais em Áreas Urbanas (UFMG/CECAPS). Tem experiência na área de Assistência Social, com ênfase em Serviço Social. É coordenadora da Casa de Referência da Mulher Tina Martins e também do Movimento de Mulheres Olga Benario.

Mediadora:

Cristiane Nogueira (CRP04/19279) – psicóloga (UEMG). Pós-graduada em Psicanálise e Direito (Newton Paiva), em Assistência a usuários de álcool e outras drogas (FHEMIG) e Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Mestre em Psicologia (PUC Minas). Tem experiência na área de Psicologia Jurídica, Saúde Coletiva e Saúde Mental e Processos de Subjetivação.

Sobre a série – “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” é composta por um conjunto de lives que ocorrem o ano todo porque a atenção em saúde mental precisa ser permanente, em todos os níveis de cuidado, com foco não apenas no indivíduo e suas subjetividades, mas em todas as coletividades, de maneira a fazer o enfrentamento de todas as situações que impactam severamente a vida da população. E como o foco tem que acontecer de forma transversal e diversa, a cada edição propõe abordagens que dizem do cotidiano das pessoas, no que mais impacta naquele momento.

Confira a seguir materiais produzidos pelo CRP-MG sobre a temática:



– CRP PELO INTERIOR –