10 nov Compromisso social da Psicologia e importância da democracia deram o tom da posse pública do XVII Plenário
Solenidade reuniu entidades parcerias, representações políticas, Conselho Federal de Psicologia, psicólogas(os), estudantes e pesquisadoras(es)
Conselheiras(os) do XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) tomaram posse durante solenidade aberta ao público, na noite do último dia 3, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte. A cerimônia consolidou o processo democrático da categoria de escolha pelo voto direto, a cada três anos, da gestão da autarquia. As(os) 30 integrantes do corpo diretivo terão a função de aprovar estratégias de ação, novos procedimentos de funcionamento administrativo da entidade, julgar processos éticos, dentre outras atribuições, de 2022 a 2025. Veja as fotos do evento
A posse pública contou com a representação de toda a categoria mineira de psicólogas(os) por meio da presença de entidades parceiras, estudantes, profissionais, pesquisadoras(es). O Conselho Federal de Psicologia (CFP) também se fez presente por meio do indicado pela consulta nacional à presidência, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, e pela palestrante convidada, Ivani Francisco de Oliveira, que também estará no próximo plenário do CFP.
A programação da cerimônia contou com uma mesa de abertura com representantes das entidades mineiras da Psicologia, com a conselheira vice-presidenta do XVI Plenário, Jéssica de Souza Izabel e com a conselheira presidenta do XVII Plenário, Suellen Ananda Fraga. Na sequência, a palestrante convidada apresentou o tema “Compreender as relações raciais no Brasil: um dever ético da Psicologia”, e logo após foi realizada homenagem à conselheira Lourdes Machado, pela sua atuação no enfrentamento à pandemia de Covid-19, enquanto presidenta do CRP-MG no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2022. Para concluir a solenidade, o XVI Plenário deu posse ao novo grupo, que agora conduzirá a autarquia até 2025.
Confira a seguir toda a cobertura da cerimônia:
Transição entre XVI e XVII Plenários é caracterizada por construção e continuidade
Plenário presta homenagem à conselheira Lourdes Machado por atuação durante a pandemia de Covid-19