Delegação mineira participa de definições para a Psicologia durante 11º CNP

Confira os destaques do maior evento do Sistema Conselhos de Psicologia

Com informações do CFP

As(os) delegadas(os) que representaram Minas Gerais no 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado no último fim de semana (2 e 5 de junho), em Brasília, além de contribuir para a definição das diretrizes para a profissão no triênio 2022/2025, participaram com ênfase da manifestação de apoio às 30 horas da Psicologia. Dois projetos de lei que versam sobre a jornada de trabalho de 30 horas para os profissionais de Psicologia tramitam, neste momento, tanto na Câmara dos Deputados como na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) convoca toda a categoria para pressionar as(os) parlamentares mineiras(os) a apreciarem e votarem favoravelmente ao Projeto de Lei 3.648/2022, que tramita na ALMG. Basta acessar esse link para acompanhar a tramitação e opinar sobre a proposta. Para acompanhar a tramitação do PL 1.214/2019, na Câmara dos Deputados, basta acessar a página da proposição. Neste link você pode verificar qual o andamento do projeto e até cadastrar seu e-mail para receber uma notificação a cada vez em que houver novidade. Também é possível votar em uma enquete sobre o tema e enviar uma mensagem em defesa da proposição.

Diretrizes para o próximo triênio – O 11º CNP reuniu em Brasília, durante quatro dias, cerca de 400 delegadas(os) para discutir e votar as propostas de diretrizes para a profissão no triênio 2022/2025. As atividades tiveram como tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”. No total, foram aprovadas 308 propostas que definem os rumos da profissão para os próximos três anos. Na sexta-feira (3), as proposições foram debatidas e enviadas ao plenário por nove grupos de trabalho, com base nas sugestões vindas dos Congressos Regionais de Psicologia (Coreps). Sábado e domingo foram dedicados à votação pela Plenária, composta por todas(os) delegadas(os).

Os trabalhos do 11º CNP foram orientados por três eixos: 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e 3) O Fazer Ético e Científico da Psicologia no Trabalho em Saúde Mental.

As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do 11º CNP, com as diretrizes de atuação para o próximo triênio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). Além da votação das propostas, foram apreciadas 22 moções pela Plenária contendo manifestações de repúdio e indignação e de apoio a causas da categoria.

11º Corep Minas –  Em Minas Gerais, o Congresso realizado entre 1 e 3 de abril, analisou 219 propostas. As(os) participantes definiram 19 para o Eixo Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 15 para o eixo Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas e 20 propostas para o eixo O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde mental. No âmbito Nacional, 10 propostas foram escolhidas para cada um dos três eixos.

Relembre abaixo toda a cobertura do 11º Congresso Regional da Psicologia (Corep)

Congresso Regional de Psicologia de Minas Gerais reuniu autoridades

Conheça todas as 84 propostas aprovadas pelas(os) psicólogas(os) no 11º Corep

Minas Gerais define delegadas(os) para o 11º CNP

Delegadas(os) do Corep aprovam moções e manifestos



– CRP PELO INTERIOR –