21 ago Eleições para nova gestão do CRP-MG começam neste sábado
Processo eleitoral será realizado de 23 a 27 de agosto, com votação on-line. Confira entrevista com a presidenta da Comissão Regional Eleitoral
A partir deste sábado, 23 de agosto, psicólogas(os) de Minas deverão votar no plenário responsável por conduzir as ações e políticas relacionadas à profissão nos próximos três anos, tanto em âmbito nacional, no Conselho Federal de Psicologia (CFP), quanto em âmbito regional, no Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).
A votação será realizada de forma on-line, de 23 a 27 de agosto, por meio do site eleicoespsicologia.org.br. Para falar sobre o processo, entrevistamos a psicóloga presidenta da Comissão Regional Eleitoral (CRE), Mariana Castro.
Qual a importância das eleições para o Sistema Conselhos?
São de enorme importância. É nesse momento que realizamos, democraticamente, nossa escolha pelas pessoas que irão representar a nossa categoria profissional pelos próximos 3 anos, a nível regional e federal. Elas serão responsáveis por defender nosso trabalho e regulamentar nossa profissão, alinhadas com a ética na qual acreditamos. São psicólogas e psicólogos que irão nos representar e nos envolver nos movimentos políticos e sócio-culturais do nosso tempo.
Poderia compartilhar como é o trabalho realizado pela CRE?
A Comissão Regional Eleitoral é formada a cada triênio eleitoral e tem como função garantir que o pleito, no âmbito de cada regional (no nosso caso, Minas Gerais), aconteça de acordo com o previsto no Regimento Eleitoral estabelecido pelo CFP. Dessa forma, é responsável por proporcionar as mesmas condições e orientações às chapas que desejam concorrer à gestão do Conselho.
A Comissão é composta por 6 pessoas, eleitas durante a Assembleia Geral de Psicólogas(os): uma pessoa escolhida pelo próprio grupo para a presidência, 2 efetivas e 3 suplentes. Para o processo eleitoral deste ano, foram necessários entre 2 e 3 encontros semanais, com duração média de 2h por encontro, para atender a todas as demandas vindas das chapas.
Como são garantidas a transparência e a segurança do processo?
As decisões da CRE são subsidiadas pelo Regimento que regulamenta todas as etapas do processo eleitoral, garantindo isonomia, imparcialidade e iguais direitos e condições de candidatura e concorrência. Além disso, também contamos com o apoio da Comissão Eleitoral Regular e da Comissão Eleitoral Especial para direcionamentos e tomada de decisões maiores.
Na sua avaliação, qual é o maior desafio e qual a expectativa para as eleições de 2025?
Em 2025, pela primeira vez temos 4 chapas concorrendo à direção do CRP-MG, o que gerou, em termos de organização do processo eleitoral, uma demanda alta de documentos e tratativas a serem solucionados pela CRE, por isso foi necessário estarmos muito atentas ao Regimento e ao cronograma eleitoral.
Minha expectativa é de que, a partir desse cenário, que é novo em Minas, a categoria inicie um movimento de mais aproximação e aderência às pautas e iniciativas do Conselho.
Para finalizar, que mensagem você deixaria para as(os) psicólogas(os) mineiras(os) sobre este momento democrático?
Que procurem informações sobre as chapas concorrentes ao Conselho Regional e à Consulta Nacional, através das redes sociais e do site das eleições, e através das redes sociais de cada chapa. Que independentemente do resultado das eleições, as pessoas estejam mais próximas das reuniões e eventos do CRP-MG no próximo triênio, contribuindo na construção da Psicologia desejada para Minas Gerais e para o Brasil. Meu convite é para que todas e todos participem da construção da Psicologia.
Fique por dentro das eleições
O voto é secreto, obrigatório para profissionais com registro ativo, facultativo para quem tem 65 anos ou mais e intransferível. A votação se dá por chapa completa. As concorrentes em Minas Gerais são:
Chapa 11: Frente Mineira da Psicologia
Chapa 12: Muda Psicologia: Diálogo e Ação para Valorizar a Profissão
Chapa 13: Confluências de Minas
Chapa 14: Avança CRP
O conteúdo das chapas que concorrem em nível nacional podem ser acessados na edição de agosto do Jornal do Federal.
Como participar
A partir do dia 20 de agosto, psicólogas e psicólogos aptos a votar receberão por e-mail um link exclusivo para geração da senha de acesso à plataforma das eleições. Caso não receba, a(o) profissional poderá recuperar a senha diretamente no site das eleições.
Lembrando que apenas quem atualizou seus dados cadastrais e regularizou sua situação com a tesouraria até o dia 6 de agosto está apta(o) a votar.
A partir das 8 horas do dia 23 de agosto, profissionais devem acessar o site das eleições, clicar em “Votar” na parte superior da tela e seguir as orientações. Em caso de dúvidas, acesse o tutorial preparado pelo CFP.
Pontos de apoio
Caso necessitem de algum suporte técnico, orientação ou direcionamento mais específico, as(os) profissionais poderão comparecer a um dos pontos de apoio à votação disponibilizados pelo CRP-MG.
Eles funcionarão no último dia da eleição, 27 de agosto, de 8h às 17h, na sede do Conselho, em Belo Horizonte, e nas subsedes, em Divinópolis, Governador Valadares, Montes Claros, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Uberlândia. Os endereços estão disponíveis no site da autarquia.
Participe das eleições do CRP-MG 2025. Seu voto fortalece a Psicologia em Minas! Para mais informações, acesse o site do CRP-MG. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Regional Eleitoral pelo e-mail cre@crp04.org.br.
AGENDA
Eleições 2025 do Sistema Conselhos de Psicologia
Data: das 8h do dia 23 de agosto às 17h do dia 27 de agosto
Formato: on-line
Local: eleicoespsicologia.org.br/crp04
Matérias relacionadas
Já está disponível a gravação do debate eleitoral do CRP-MG
Termina neste dia 31 o prazo para psicólogas(os) enviarem perguntas para o debate eleitoral
Comissão Regional Eleitoral anuncia quatro chapas para concorrer às eleições do CRP-MG
Comissão Regional Eleitoral emite pareceres para as chapas concorrentes às eleições 2025 no CRP-MG
Chapas para as eleições dos Conselhos de Psicologia já podem se inscrever
Eleições Sistema Conselhos de Psicologia 2025: solução de dúvidas frequentes