CRP-MG promoveu Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, dia 17/9

Ação contou com a participação de representantes de instituições estaduais e nacionais

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu na segunda-feira, 17/8, o I Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica. O evento aconteceu na véspera da Semana Nacional do Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro.

A iniciativa contou com a contribuição de representantes das seguintes instituições: Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia – São Paulo, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais (Sapsi), Associação de Clínicas de Trânsito do Estado de Minas Gerais (Actrans) e Associação Profissional de Clínicas de Psicologia e Medicina do Trânsito de Minas Gerais (Apsimt-MG).

O encontro foi destinado às(aos) psicólogas(os) que atuam nas clínicas credenciadas ao Detran em Minas Gerais e contou com a participação de cerca de 100 profissionais.

Abertura
O conselheiro e coordenador da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP-MG, Délcio Pereira, acolheu os participantes e relatou o processo de construção que culminou na realização do encontro. Ele também reforçou a importância de se produzir conhecimento sobre o tema e reforçou o empenho do Conselho em continuar a realizar ações no campo da avaliação psicológica.

A vice-diretora Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais, Elza Lobosque, apresentou os objetivos da instituição e reforçou o caráter coletivo do encontro: “a prática e os desafios vêm de vocês, por isso, precisamos pensar e construir juntos”.

O chefe da Divisão de Seleção Médica e Psicológica do Detran, Messias Diniz, apontou a necessidade de constante atualização de profissionais que atuam na avaliação psicológica no contexto do trânsito, por isso, o Detran de Minas Gerais tem apoiado iniciativas nesse sentido. Messias Diniz também reforçou que o trabalho realizado na Divisão é norteado pelas orientações técnicas e científicas do CFP. “O Detran não conseguiria fazer o trabalho que faz se não fossem as entidades credenciadas e os profissionais que compõem o quadro técnico das clínicas”, afirmou.

A conselheira e coordenadora da Secretaria de Orientação e Ética do Conselho Federal de Psicologia, Júnia Lara, realçou a importância do debate sobre avaliação psicológica no trânsito, uma vez que muitos dos processos éticos que chegam ao CFP são relacionados ao tema. A conselheira enfatizou ainda os 15 anos do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) e a campanha Top 15, que foi lançada recentemente pelo CFP e aborda as principais dúvidas relativas a avaliação psicológica.

Confira a cobertura de todas as mesas realizadas durante o Encontro:

 

Políticas e técnicas AP no Trânsito

Mobilidade no Trânsito

AP no trânsito ou testagem? Perspectivas técnicas e ética

Desafios e reflexões sobre avaliação psicológica no trânsito



– CRP PELO INTERIOR –